Prefeitura de Pinhais avança pela regularização fundiária no ‘Perdizes II’

Prefeitura envia carta de convocação para que famílias realizem o Cadastro Único no Cras, requisito para a regularização dos imóveis

 

A ocupação da região do Perdizes II, localizada no bairro Atuba em Pinhais, segue para a resolução legal. Cerca de 252 famílias devem ter seus imóveis regularizados. O Departamento de Regularização Fundiária está convocando 80 famílias da área delimitada para regularização, que ainda não estão inscritas no CadÚnico – requisito para se adequar ao processo de regularização fundiária da ocupação, que tem caráter de interesse social. A área será transferida legalmente para os moradores que ocupam a região e ainda não possuem a matrícula do imóvel em seu nome.

Os moradores contrataram uma empresa de regularização fundiária, que protocolou um projeto na Prefeitura em 2020. Em dezembro de 2021 foi realizada a entrega do cadastro fiscal aos moradores. Estiveram presentes na ocasião, a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria, o deputado federal Luizão Goulart; o procurador geral do município, Edson Galdino, os vereadores Carlinhos do Eliza, Fabrício e Pioco, os servidores do Departamento de Regularização Fundiária e a equipe técnica da empresa, responsável pela elaboração do projeto de regularização fundiária.

Agora é necessário cumprir mais uma etapa do processo. Por este motivo, foi emitida uma carta de convocação, com a qual a empresa irá notificar os residentes da ocupação que estejam com os imóveis enquadrados nas exigências legais. Os imóveis desta região do Perdizes II que devem ser regularizados estão nas ruas:

 

  • Rua Joaquim Borges

  • Travessa 1C

  • Travessa 2C

  • Rua Kelly Dantas M. Cartaxo (Travessa 3C)

  • Travessa 4C

  • Rua Luiz Borges da Rosa (Travessa 5C)

  • Rua Sebastião de Andrade (Travessa 6C)

  • Rua Silvino Salla

  • Rua Manoel Gonçalves Pires

  • Rua Lourdes Rodrigues

 

Marcela Zen Imbelloni, diretora do Departamento de Regularização Fundiária de Pinhais, orienta que essas famílias tenham o documento de matrícula do imóvel em seu nome. “Isso garante segurança aos moradores e traz valorização ao imóvel”, explica Marcela. Hoje a região do Perdizes II, onde estão os imóveis ainda irregulares, tem apenas duas matrículas. “No final do processo, serão abertas várias matrículas em nome de cada uma das famílias. Por isso é necessário o cadastramento no CadÚnico, para cumprir as etapas deste processo”, comenta Marcela. Ainda de acordo com a Diretora de Regularização Fundiária, “por orientação da Prefeita Marli Paulino, a regularização de imóveis é uma das prioridades da gestão e os servidores trabalham intensamente para beneficiar o maior número de famílias de Pinhais”. 

Os moradores da região já têm se mobilizado para realizar o Cadastro Único, mas o líder comunitário João Rodrigues, popularmente conhecido como Sabata, faz um apelo às famílias que ainda não se cadastraram. “Como um grande amigo, morador e fundador dessa vila, peço para que faça seu cadastro para que, juntos, possamos ser donos daquilo que sempre sonhamos em ter. Faça seu cadastro único para que todos possamos estar regularizados”, pede Sabata.

A região recebeu investimentos da Prefeitura de Pinhais, como asfaltamento, ligação de água e esgoto, iluminação pública, além de outros serviços públicos importantes. Escolas, CMEIs, unidades de saúde, entre outros equipamentos públicos atendem as demandas dos moradores do Perdizes II. O secretário municipal de governo, Ricardo Pinheiro, afirma que o bairro sempre esteve no radar da prefeitura. “A região já está sendo valorizada. Com novo calçamento total na rua Crescêncio Batista e duplicação total na avenida Maringá. No Atuba temos a escola em tempo integral Anísio Teixeira e a futura ligação do Parque Linear Atuba até a Estrada da Graciosa”, completa.

Para mais informações, acesse a página do Departamento de Regularização Fundiária do Município de Pinhais. Contato pelos telefones whatsapp: (41) 99236-2760 e (41) 99277-4541.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp