Prefeitura de Pinhais disponibiliza Junta de Serviço Militar Itinerante

Por meio do posto de atendimento temporário, são oferecidos serviços como alistamento, emissão de certificados de dispensa e regularização de situações pendentes

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Governo (Segov), disponibiliza um novo serviço para a população do município. Trata-se do projeto “Junta de Serviço Militar Itinerante”. Por meio do posto de atendimento temporário, são oferecidos serviços como alistamento, emissão de certificados de dispensa e regularização de situações pendentes.

Com início no mês de agosto, por meio do projeto já foram promovidas palestras e atendimentos nos seguintes Colégios Estaduais de Pinhais: Cívico Militar Semíramis de Barros Braga, Deputado Arnaldo Faivro Busato, Amyntas de Barros e Tenente Sprenger. 

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, ressalta a importância de levar aos jovens informações relevantes para o encaminhamento profissional. “É um serviço importante que precisa estar acessível aos jovens, sobretudo aqueles que irão se alistar. Além disso, entendemos que é fundamental receber informações que auxiliem para um melhor encaminhamento profissional e nesse contexto também para o serviço militar. Importante para a construção de valores, para a construção de possibilidades para vocês”, afirma a prefeita aos estudantes do Colégio Tenente Sprenger.

De acordo com a secretária da Junta de Serviço Militar (JSM) de Pinhais, Ediane Wunderlich, a iniciativa visa agilizar o processo de alistamento e regularização da situação militar, tornando-o acessível a todos. “O impacto mais notável deste projeto é a redução significativa da quantidade de cidadãos em situação irregular perante as Forças Armadas. Isso tem várias implicações positivas. Primeiramente, ajuda a manter a ordem legal e a responsabilidade cívica, garantindo que todos participem do serviço militar de acordo com as leis do país”, ressalta.

“Além disso, a Junta de Serviço Militar Itinerante contribui com a promoção da cidadania e inclusão de jovens em atividades de defesa nacional, promovendo um sentimento de pertencimento à nação. Também auxilia jovens que, de outra forma, teriam dificuldades em regularizar sua situação militar, abrindo portas para oportunidades de emprego e educação que dependem do cumprimento dessas obrigações”, completa Ediane.

Aline Pereira Borges, de 15 anos, aluna do Colégio Estadual Semíramis de Barros Braga, comenta que pretende seguir a carreira militar. “Fico feliz em recebermos estas informações em nosso colégio, pois creio que seja um assunto muito interessante. Esta é uma área que me deixa muito feliz, pretendo seguir carreira, pois quero de alguma forma ajudar a proteger a população do meu país”, conta a estudante.

“Pretendo cursar medicina, mas depois quero ingressar nas carreiras militares, eu sempre tive essa vontade, sempre tive essa paixão pelo militarismo e pela disciplina e tudo aquilo que é correto”, salienta Marcio Gabriel da Silva Neves, de 15 anos, também estudante do Colégio Estadual Semíramis de Barros Braga. 

O projeto conta com parceria do Exército Brasileiro, por intermédio da 5ª Região Militar, cuja execução se dá por meio da Seção de Serviço Militar Regional/5 com a equipe do Posto de Recrutamento e Mobilização 05/001- Curitiba representada nas ações pelo Ten Cel Fábio Artner, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) da 5ª Região Militar (Curitiba) e 1º Ten Dias, delegado do Serviço Militar e delegado responsável pela JSM Pinhais. 

Serviço

A Junta de Serviço Militar de Pinhais atende de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Av. Camilo di Léllis, 392, Sala 23, no Centro. Mais informações pelo telefone: (41) 99289-1530.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp