A medida faz parte de uma mudança no fluxo de atendimento para evitar contaminação pelo Coronavírus
A Secretaria de Saúde de Pinhais, juntamente com o Instituto Nacional de Ciências da Saúde – INCS, que administra a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, adotou mudanças no fluxo de atendimento da unidade para atender pacientes com casos suspeitos de Coronavírus.
Para isso, a Secretaria de Saúde instalou tendas na área externa da UPA, para receber pacientes com sintomas respiratórios. De acordo com o diretor técnico da unidade, Dr. Anthony Augusto Carmona, os pacientes serão atendidos pelo sistema Fast Track, que é uma ferramenta de fluxo rápido de triagem e atendimento. “O objetivo é separar casos suspeitos de não suspeitos e evitar uma maior contaminação pelo Coronavírus. Teremos um agente de fluxo com medidor infravermelho para verificar a temperatura e quem apresentar febre ou qualquer dos sintomas gripal, como corisa, cefaleia, falta de ar ou tosse seca irá direto para a tenda”, explicou.
Em casos graves ou moderados, os pacientes saem da tenda e vão direto para dentro da UPA, em um espaço destinado a atender casos de Covid-19, seguindo os protocolos. Casos leves serão medicados e será solicitado o isolamento domiciliar do paciente.
Atendimento
A prefeitura de Pinhais disponibilizou dois canais de atendimento para pacientes com sintomas do novo Coronavírus. A orientação é de que, caso esteja com os sintomas, fique em casa e entre em contato pelos telefones 98814-6838 ou 98742-5383.