Adolescentes de 14 a 18 anos foram encaminhados pelos Cras e Creas para a formação remunerada e agora serão Jovens Aprendizes no serviço público municipal
Na última quarta-feira (4), a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou a formatura de 40 jovens inscritos no programa Pré-Aprendizagem. Encaminhados pelos Cras e Creas do município, eles passaram pelo processo de formação promovido pela prefeitura em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (Ciee-PR), recebendo, cada um, uma bolsa de R$ 600. Agora, esses jovens integrarão a terceira turma do programa Jovem Aprendiz, contratados para exercerem atividades remuneradas no serviço público municipal por 18 meses.
Realizada no Centro da Juventude de Pinhais, a formatura contou com a participação dos familiares dos jovens e adolescentes, além da presença da prefeita Rosa Maria, das secretárias de Assistência Social, Rosangela Batista, e de Saúde, Adriane Carvalho, e do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima. A cerimônia foi aberta com a apresentação cultural da turma de balé da Escola de Dança de Pinhais, e teve a assinatura simbólica do contrato realizada por um dos futuros Jovens Aprendizes e representantes do Ciee.
A prefeita Rosa Maria destacou que a medida, pioneira no Paraná, tem recebido grande adesão da comunidade, que responde positivamente ao investimento do executivo. “Nós queremos que esses meninos e meninas não só estejam trabalhando, mas que, ao saírem do programa, já saibam qual faculdade vão fazer, qual curso superior vão fazer. Esse é o retorno que o poder público pode ter, quando investe em qualificação, na juventude. Saímos de 25 em 2019 para 40 jovens hoje, quase o dobro. Essa é uma escolha do orçamento público, de investir na juventude. Uma cidade que quer crescer e se desenvolver, precisa investir nas pessoas”, declarou.
O Eduardo Gomes Félix, de 16 anos, foi um dos jovens selecionados para a nova turma de aprendizes e agora aguarda o primeiro dia de atividade na Unidade de Saúde Vila Amélia: “Eu espero evoluir profissionalmente. Vai ser muito importante porque vou administrar meu dinheiro e ajudar em casa”, projeta. “Eu gostaria de ingressar no Exército ou fazer faculdade de TI (Tecnologia da Informação), na área de computação”, completa o morador do Maria Antonieta.
Também por meio do Cras, a Iris Fernanda Pellegrini, de 15 anos, entrou no programa de Pré-Aprendizagem para buscar conhecimento na área de marketing e computação. Mãe de uma bebê de apenas oito meses, ela frequentou as atividades com a filha de colo, recebendo todo o suporte das equipes para seguir seus objetivos. “Foi incrível fazer parte da turma e poder conhecer novas pessoas. Não foi fácil fazer o curso com a minha bebê, foi um desafio muito grande, mas não deixei de acreditar em nenhum momento, todos me apoiaram no que eu precisei”, conta. “Espero que eu possa ajudar no que puder e passar o meu conhecimento para os outros, farei de tudo pra ser a melhor aprendiz e orgulhar a todos”, afirma a mãe da pequena Sophia Helena.
Programa de Aprendizagem
Instituído pela lei municipal 1.779/2016, o Programa de Aprendizagem visa oportunizar ao jovem um trabalho protegido, de caráter educativo e que respeite a condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e ainda promova inserção qualificada ao mundo do trabalho. Além da Pré-Aprendizagem, os jovens podem ser selecionados para o programa Jovem Aprendiz, pelo qual exercem atividades remuneradas (meio salário mínimo e benefícios) em carga horária de 4 horas por dia. Podem se inscrever no programa jovens de 14 a 18 anos, moradores de Pinhais, por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centro Especializado em Assistência Social (Creas) do município. Mais informações pelo telefone e WhatsApp (41) 98707-5000.