Projeto Gestação com Informação atendeu aproximadamente 100 mães em 2022 nos CRAS de Pinhais

As participantes – gestantes e as que tiveram seus filhos recentemente – foram presenteadas com um ensaio fotográfico realizado em pontos turísticos do município

 

 

Em 2022, o projeto Gestação com Informação atendeu aproximadamente 100 mães nos CRAS de Pinhais, as participantes, gestantes e mães que tiveram seus filhos recentemente, foram presenteadas com um ensaio fotográfico realizado em pontos turísticos do município. O projeto faz parte de uma das ações da PAIF (Proteção e Atendimento Integrado à Família) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). 

O projeto é realizado nos quatro CRAS do Município por meio de encontros mensais com as gestantes e suas famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, no formato de oficina aberta, propiciando acesso à informação, orientação e encaminhamento referentes a programas, serviços e benefícios da Política de Assistência Social. Além de discussões envolvendo os aspectos psicológicos no período de gestação e pós-parto, família e vínculos afetivos visando uma qualidade de vida, bem-estar e autonomia, buscando a superação das situações de vulnerabilidade e risco social, além de possibilitar o acesso a programas, serviços e benefícios no âmbito municipal, estadual e federal.   

Para marcar o encerramento das atividades de 2022, no final do ano passado, ensaios fotográficos foram realizados em parceria com a Secretaria Municipal do Governo (Segov), por meio do Departamento de Comunicação, com registros do fotógrafo Rafael Lopes Pinto. Os locais escolhidos foram os bosques municipais e o Parque das Águas. 

Segundo a assistente social, Danielly Araújo, a proposta deste trabalho é fotografá-las individualmente, ou com familiares, transformando o momento em uma recordação única. “Não é apenas a expressão de uma fotografia, e sim um momento carregado de significado, histórias, sonhos e expectativas. A proposta do ensaio fotográfico é contribuir com a autoestima, aceitação, afetividade, vínculo intrauterino e na própria identidade da mãe com o bebê, refletido numa cena”, destaca Danielly. 

 

Na sequência, compartilhamos alguns registros dos ensaios fotográficos.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp