Representantes de município se reúnem em Pinhais para troca de experiências da educação integral em tempo ampliado

A ação visou propiciar momentos de diálogo entre os profissionais, também uma oportunidade de valorizar experiências significativas neste contexto

 

A Secretaria Municipal de Educação promoveu a Troca de Experiências Intermunicipal da Educação Integral em Tempo Ampliado na última segunda-feira (27), no Cenforpe. O evento reuniu profissionais que atuam nas escolas com esta modalidade de ensino, de Pinhais e municípios convidados. 

A educação integral tem como objetivo o desenvolvimento pleno dos estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social, reflexiva e cultural. Para além da ampliação do tempo, os estudantes têm a oportunidade de acessar diferentes saberes por meio de práticas pedagógicas diversificadas. 

Neste sentido, a Troca de Experiências Intermunicipal da Educação Integral em Tempo Ampliado visou propiciar momentos de diálogo entre os profissionais, também uma  oportunidade de valorizar experiências significativas neste contexto. 

O evento teve contação de histórias conduzida por Elaine Klein; apresentação cultural das crianças que participam do Projeto MPT; palestra com Yvelise Arco-Verde com o tema “Tempos, espaços e sujeitos na Educação Integral em Tempo Ampliado – a escola que acolhe e a escola que educa”; além de mostra de trabalhos produzidos pelos alunos nas escolas de Pinhais. 

Para finalizar o encontro, as representantes das cidades de Colombo, Luciane Dalla Valle Correia de Freitas; de São José dos Pinhais, Rosiani Franchetto, coordenadora da Educação Integral; de Curitiba, Michelle Taís Faria Feliciano, gerente de Educação Integral, compartilharam suas experiências no âmbito da ampliação do tempo escolar. 

Juntas, na abertura do evento, a secretária de Educação, Andrea Franceschini, e a prefeita Rosa Maria, falaram sobre a importância do ambiente escolar e de seus profissionais para o acolhimento e formação das crianças. “Este momento é muito importante, para mim é uma das formações que mais agregam, porque os desafios são comuns, e as trocas de experiências só vêm para somar. A pandemia nos mostrou mais ainda a importância do professor, do espaço escolar, é na escola que tem a alimentação, para muitas famílias, a única. Então, que este encontro sirva para fazermos reflexões, pensarmos nesta criança, filhos de trabalhadores, e o que podemos fazer para contribuir com esta formação. Nós temos que ser muito acolhedores, amorosos, porque temos alunos passando por situações dificílimas”, declarou a secretária.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp