Limpeza dos rios e programa de calçamento preservam o meio ambiente em Pinhais

 

Trabalho permanente da Prefeitura de Pinhais otimiza vazão das águas e utiliza 100% do material retirado dos rios para a construção de calçadas

A limpeza nos rios que cortam Pinhais é um serviço constante, executado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). A ação é um importante reforço na prevenção contra enchentes e alagamentos, decorrentes de materiais acumulados nos leitos. Dessa forma, o trabalho se torna imprescindível para que longos períodos de chuva, como este em que estamos passando, não acarretem em grandes transtornos no município.

Por meio das equipes do Departamento de Infraestrutura Urbana da Semop, a retirada de resíduos é feita em pontos estratégicos dos principais rios que cruzam Pinhais, como o Atuba, Palmital e Iraí. Com apoio da Defesa Civil, vistorias são feitas periodicamente nesses pontos, identificados por acumular material e sedimentos, além do lixo descartado incorretamente. Recentemente, servidores fizeram a limpeza em pontos do Atuba, próximos ao ParCão, e farão a próxima no Palmital, na região do bairro Vargem Grande. A técnica empregada visa o desassoreamento do rio sem causar prejuízos à fauna e flora locais, de modo a preservar a regeneração natural destes ambientes.

Em paralelo, a prefeitura trabalha em parceria com o Instituto das Águas na manutenção das bacias de contenção existentes em nosso território, bem como junto à concessionária Sanepar, pois o canal extravasor é utilizado para abastecer a estação de tratamento que capta água do rio Iraí. Complementar a essa atuação também é realizada a manutenção das lagoas do Parque das Águas, contribuindo para regular os níveis de água (Bacia do Rio Iraí) naquela região.

O manejo de todo o material recolhido ainda é 100% aproveitado. Os resíduos passam por um período de estabilização e servem para a elaboração de base de calçamentos das ruas da cidade. Outro importante aliado na otimização do escoamento das águas de chuva é justamente o concreto utilizado nas calçadas do município. Poroso e permeável, ele permite uma maior absorção de água, diminuindo consideravelmente o volume de enxurradas. “Esse material contribui imensamente na retenção do fluxo das águas da chuva, impedindo que toda essa água chegue muito rápido à calha do rio, diminuindo o risco de enchentes. Gostaríamos de aproveitar para solicitar à população que continue colaborando no descarte correto do lixo, evitando jogar esse material em valas e córregos, pois invariavelmente ele acaba sendo carregado para dentro dos rios”, reforça o secretário de Obras Públicas, Mário Stier.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp