Além de ameaçar a esposa, indivíduo ficou com a filha recém-nascida no colo a segurando de forma descontrolada em frente à residência do casal
A equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), da Guarda Municipal de Pinhais (GM), teve que usar técnicas de gerenciamento de crise e um dispositivo elétrico incapacitante para imobilizar um homem que apresentava comportamento agressivo.
A situação aconteceu na noite de domingo (6), no bairro Alto Tarumã. Por volta das 22 horas, a equipe da ROMU deu apoio a Policia Militar que atendia o caso de um homem de aproximadamente 30 anos que, ameaçava matar a esposa e começou a gritar dizendo que tomaria a filha dela, que é recém-nascida. A menina ficou no colo do pai, que descontrolado a segurava apenas com um dos braços e a movimentava de forma bruta em frente à residência do casal.
A ROMU chegou a residência e iniciou as negociações, aplicando as técnicas de primeira intervenção e gerenciamento de crises. O sujeito recusava a se render, e após mais de 30 minutos de negociações, um dos guardas conseguiu convencê-lo a deixar o bebê no carrinho, certo que a criança estava segura, a GM usou um dispositivo elétrico incapacitante (Spark) e dominou o sujeito, que estava com uma faca escondida ao seu lado. Ele foi levado a UPA para ser medicado e se acalmar e depois encaminhado para a Delegacia do município para responder pelos crimes praticados.
O comandante da equipe da ROMU que esteve à frente da ocorrência, o guarda municipal Ivan de Meira, contou que o local foi isolado, durante as negociações o sujeito estava bastante nervoso, deixando a situação conturbada, mas felizmente tudo terminou da melhor forma possível. “Graças a Deus este caso teve um desfecho positivo. Também é importante frisar a preparação da equipe, o nosso treinamento, pois temos conhecimento nesta área, afinal a ROMU atua muito nesta questão de gerenciamento de crises e graças a Deus estávamos no lugar certo e na hora exata neste caso que foge dos padrões normais das ocorrências”, disse Meira.