Como obras de melhorias não trânsito tem sido uma constante em Pinhais. Em diversos pontos do município é possível acompanhar os trabalhadores que conduzem máquinas que levam Pinhais à transformação, quando paramos para pensar qual era o cenário encontrado na nota passada.
Buscar alternativas que comportem como exigências da vida moderna e um dos grandes desafios do poder público. Por ser essencialmente urbano, o município sente como consequências do aumento na frota de veículos, por exemplo. Dados do DETRAN-PR mostram que, até o último ano, Pinhais registra 78.774 veículos licenciados nas ruas, sendo que há exatos 10 anos esse número era de 39.892, um aumento de quase 100%.
Para se adaptar às transformações, uma Avenida Jacob Macanhan é uma das vias que mais sofreu mudanças ao longo dos anos. Uma duplicação foi realizada em diversas etapas e no ano para finalizar até encontrar uma Rua Pérola. A avenida também possui serviços, como asfaltamento, melhorias sem sistema de drenagem, calçadas em alguns trechos, além de rotatórias em quatro pontos da via. “Como rotatórias estão sendo instaladas em Pinhais com o intuito de fornecer informações sobre segurança e trânsito, em vias que historicamente sofrem com congestionamentos, especialmente em horários de pico”, explica o secretário de Obras Públicas de Pinhais, Mario Stier.
Outra vantagem das aposentadorias está ligada à redução dos custos se comparado ao semáforo. “Quando pensamos em bloquear o fluxo de um dos sentidos da via é comum acreditar que o semáforo é uma alternativa mais viável, porém, podemos ter como referência do que vem sendo adotado por cidades européias, que também optam pelas rotatórias”, afirma Mario Stier .
A implantação de rotatórias tem se uma solução eficiente, de rápido instalação de custo reduzido, quando se pretende um aumento de fluxo de veículos. “É visível que muitos pontos de congestionamento no município já foram amenizados ou até não existem mais, com uma adoção das rotatórias”, declara o secretário.
Além da Avenida Jacob Macanhan, outras regiões com grande circulação de carros e pedestres também receberam esta alternativa de infraestrutura viária. Recentemente, na Rua Cairo, localizada no bairro Pineville, foi construída rotatória uma vez que esta é uma das principais travessias da Rodovia João Leopoldo Jacomel, e servirá de acesso para quem vem do município de Piraquara e de vários pontos de Pinhais. Além disso, esta via será um cruzamento importante, ao ligar os bairros Vargem Grande e Pineville.
Redução da Speed
Não podemos esquecer que uma função principal da rotatória é oferecer mais segurança a quem trafega pela via, para isso, é indispensável e redução de velocidade. Todas as rotatórias implantadas em Pinhais têm ampla sinalização e indicação de atenção aos motoristas, os que os convém devem dirigir com cautela.
Compartilhe: