Alguns serviços estão suspensos, outros somente funcionarão com agendamento, para diminuir os riscos de contágio do Coronavírus
A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) informa sobre a prestação de serviços neste momento, visto a declaração de emergência em saúde pública, decretada pela Organização Mundial de Saúde. Alguns serviços estão suspensos temporariamente como forma de prevenção ao contágio pelo Coronavírus (COVID-19). Os serviços da Semma serão efetuados da seguinte maneira:
– Coleta de carcaças – 3912-5237
– Coleta de resíduos verdes – 3912-5237
– Corte e poda de árvores (somente casos emergenciais) – 3912-5235
– Fiscalização e denúncias (somente casos emergenciais) – 3912-5236
– Licenciamento Ambiental – 3912-5775
– Atendimento de animais de rua doentes e/ou feridos – 3912-5705 / 3912-5707
– Complexo Cerimonial (sepultamentos e cremações) – 3912-5623 / 3912-5624
– Denúncias de maus tratos animais (somente casos emergenciais) – diretamente pelo telefone 181
Serviços temporariamente cancelados
– Coleta de Madeira, Inservíveis e Eletrônicos
– Entrega de Resíduos no pátio da Secretaria de Meio Ambiente
– Limpeza de Sarjetas e Meio-fio
– Paisagismo
– Corte e Poda de Árvores
– Doação de Mudas
– Castração
– Horto Municipal – atendimento ao público, visitação e doação de mudas
– Atendimentos presenciais no Complexo Cerimonial – informações e agendamentos de procedimentos de exumação, traslados internos e externos, cremação particular e visitas.
A Semma também informou que os protocolos já abertos serão atendidos logo que possível, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Já a coleta de material reciclável está suspensa, considerando que o material reciclável é um dos mais suscetíveis à contaminação e sua triagem é realizada por pessoas em situação de vulnerabilidade social que não devem estar aglomeradas ou exposta aos riscos. Esses materiais serão coletados pelos caminhões da coleta de resíduos domiciliares. Por isso, os resíduos recicláveis serão coletados juntamente com os resíduos orgânicos domiciliares e enviados ao Aterro Sanitário como medida emergencial.
Cabe também ressaltar que as exumações e traslados agendados para as próximas semanas do Complexo Cerimonial serão remarcadas posteriormente.