Secretaria de Ambiente inaugura o Ecoponto

Projeto desenvolvido pelo município vai oferecer ao munícipe um espaço adequado para o descarte e recolhimento de diferentes tipos de materiais

Foi inaugurado na última sexta-feira (25), na sede da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) o Ecoponto. O projeto idealizado pela Prefeitura de Pinhais oferece um espaço adequado para o descarte correto de diferentes materiais: caliças, eletrônicos, móveis, pneus, resíduos, entre outros. A proposta é oferecer gratuitamente ao munícipe um local apropriado para descartar diferentes materiais, evitando o despejo irregular em terrenos baldios, vias públicas e em beira de rios, e assim contribuir com o meio ambiente e com a limpeza da cidade.

A inauguração do Ecoponto aconteceu na edificação do projeto que possui um espaço de 700 m², conta com cinco baias para descarte, um rampa para carga e um espaço para carregamento de veículos que serão responsáveis pela destinação dos resíduos descartados e ou coletados pelo município.

O evento recebeu a presença da prefeita Marli Paulino, da vice-prefeita Rosa Maria, do deputado federal Luizão Goulart, dos secretários municipais Rosana Boeira Ilheu (Meio Ambiente), Ricardo Pinheiro (Governo), Anderson Mendes de Araújo (Segurança e Trânsito), Vinicius de Oliveira Martins (Administração), o presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza, Fabrício Souza e Tomé, além de servidores públicos e munícipes.

O deputado federal Luizão Goulart elogiou a estrutura do Ecoponto e enfatizou que o projeto vem para fortalecer a questão da educação ambiental. “Esta estrutura do Ecoponto ficou muito boa e ideal. Está dentro da Secretaria de Meio Ambiente, em um espaço próprio e aos finais de semana ficará aberto para atendimento à comunidade. Hoje já temos em média 100 pessoas que vêm até a secretaria utilizar o serviço, mas claro, que precisamos multiplicar este número para que mais munícipes façam o descarte correto dos materiais. Este é um projeto incrível e que deve chegar ao conhecimento da população para que as pessoas se eduquem cada vez mais e tenham consciência e valorizem a questão ambiental”, afirmou Luizão.

A implantação do Ecoponto é mais um item cumprido do plano de governo, frisou a prefeita Marli Paulino que também parabenizou o trabalho dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente. “Nós cuidamos da nossa cidade da melhor forma possível. Cuidando dos rios, das ruas e os servidores do Meio Ambiente estão enfeitando o município. Hoje as pessoas que vem a Pinhais elogiam o trabalho e quem mora aqui se sente orgulhoso pelo belo trabalho que é feito e pela beleza que veem. Estamos felizes em entregar o Ecoponto para cidade que é um presente para a comunidade. Trabalhamos intensamente e este é mais um item do nosso plano de governo que concretizamos, priorizando uma área que temos um olhar bastante especial, por isso, já está em estudo um segundo Ecoponto em outra área da cidade”, disse a prefeita.

A vice-prefeita Rosa Maria enalteceu a idealização do projeto que passa a ser mais um serviço da secretaria, além de parabenizar a pasta e os servidores pelo bom trabalho desempenhado. “Esse é um presente muito especial. Um serviço da maior importância entregue para a população. Vejam o quanto avançamos e o quanto a Secretaria de Meio Ambiente contribui para que nossa cidade seja bem cuidada. Este espaço nos mostra que podemos avançar muito, e mostra que Pinhais está no caminho certo, uma cidade com sustentabilidade. A questão do lixo, do resíduo, é um dos maiores desafios para as gestões públicas, e nosso município trata este ponto com imensa responsabilidade”, falou Rosa Maria.

Serviço

O Ecoponto fica dentro da Secretaria de Meio Ambiente, localizado na Rua Quênia nº 123, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h às 16h45, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações com o Departamento de Gestão de Resíduos pelos telefones (41) 99201-0661 e 99280-5167.

 

 

Alunos do Cursinho pré-vestibular da Prefeitura de Pinhais estão entre os aprovados da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2022. São 14 estudantes que se prepararam por meio do Cursinho Mais Pinhais e agora comemoram a aprovação. Destinado aos moradores do município, o cursinho já aprovou, com os novos calouros da Federal, 91 alunos.

Fabíola Rodrigues, moradora do Jardim Cláudia, foi uma das aprovadas no curso de Pedagogia da Federal. Ficou sabendo do Cursinho Mais Pinhais por meio do instagram da Prefeitura e se inscreveu. “Foi excelente, apesar do momento e ser EaD devido às restrições da pandemia, os professores e a equipe pedagógica do cursinho deram todo o suporte necessário para auxiliar durante o período das aulas”, destaca a caloura, que pretende se formar para atuar como professora da educação infantil.

 

A nova estudante de pedagogia também ressalta a importância do curso preparatório para o seu ingresso na UFPR. “Eu recomendo o cursinho. A equipe pedagógica e os professores são qualificados e atenciosos e o conteúdo que eles conseguem transmitir durante as aulas foram determinantes para a minha aprovação”, agradece.

Marlete Maruyama, que completa 50 anos em 2022, foi uma das aprovadas em Matemática. A nova estudante da Federal atua na área de enfermagem, dentro da vigilância epidemiológica de Pinhais. Conciliar o trabalho com os estudos não foi tarefa fácil, mas o sonho de cursar o ensino superior em Matemática foi motivador. “Além da família, trabalho, religião, cursinho pré-vestibular Mais, fazia os cursos de capacitação e aprimoramento da covid-19 e outras doenças infectocontagiosas. Enfrentei grandes desafios, devido à pandemia e muitas vezes atuando na campanha. Quando aumentou a carga horária [devido às demandas da pandemia], muitas vezes dormia na frente do computador”, relata. Mas o esforço deu certo. “O cursinho é maravilhoso, com excelentes professores, só tenho a agradecer a todos da equipe”, diz.

Dentre os 14 aprovados, também foi destaque a aprovação de um estudante estrangeiro, o haitiano Noderson Augustin. Morador do Jardim Amélia há três anos, ele também passou no vestibular da UFPR para o curso de Matemática.

A secretária de educação Andrea Franceschini, reforça os objetivos do projeto, que visa oportunizar uma preparação qualificada aos estudantes oriundos de colégios estaduais e que não têm condições de pagar um curso particular. “Nós entendemos que a graduação é de extrema importância na nossa vida, é o que vai definir a possibilidade de trabalho diferenciado, ter uma carreira é importante na vida de uma pessoa. Nossos alunos sonham em chegar à uma universidade, e o cursinho abre as oportunidades, ele amplia nosso conhecimento, e o convívio com pessoas que almejam as mesmas coisas nos motiva, nos incentiva, então essas são possibilidades que o cursinho da Prefeitura oferece à nossa população”, pontua.

Movidos pela felicidade do resultado do vestibular, divulgado na última terça (23), os profissionais da Secretaria de Educação, envolvidos no Cursinho Mais Pinhais, também comemoram as aprovações. A professora Andrea Franceschini comentou sobre a notícia. “Mesmo durante a pandemia, as aulas foram ofertadas, à distância, e demos todo o suporte. A empresa contratada, especializada, cumpriu o seu propósito e estamos extremamente felizes com o resultado, superou as nossas expectativas”, comemorou.

Promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Municipal de Educação, o Cursinho Mais Pinhais é gratuito e está com inscrições abertas até o dia 31 de março. Os estudantes podem se cadastrar para o processo seletivo através de formulário disponível no site da prefeitura

A seleção é feita por meio de prova online. Podem participar os alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio, o 4º ano do Ensino técnico profissionalizante ou os alunos que já concluíram o Ensino Médio. O curso é preparatório para o vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e as principais faculdades do Brasil.

 

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp