Secretária de Assistência Social de Pinhais assume presidência do Cogemas-PR

Rosangela Batista assume mandato até 2026 à frente do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado do Paraná

Tomou posse nesta segunda-feira (5) a nova diretoria do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado do Paraná, o Cogemas-PR. A chapa eleita tem como presidente a secretária municipal de Assistência Social de Pinhais, Rosangela Batista, com mandato de 2024 a 2026. O ato foi oficializado na presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, no Palácio Iguaçu.

“É muito importante a participação nesse processo porque a gente delibera numa comissão de gestores entre municípios e Estado, fortalecendo a política da assistência social no âmbito do município. Na primeira reunião, o secretário Rogério Carboni reafirmou sua disposição em contribuir no que for necessário. O Cogemas fortalece essa política de atendimento às pessoas mais vulneráveis de todos os municípios, então ficamos sabendo de situações de municípios de pequeno, médio e grande porte, no âmbito do Estado do Paraná como um todo, então podemos melhorar situações que são encaminhadas dentro dos municípios”, enfatiza Rosangela.

Dentre as atribuições da presidência do Cogemas, está a discussão de melhorias da assistência social do município, na deliberação de documentos que são encaminhados em âmbito estadual e nacional, para que os governos possam, na contrapartida, contribuir no orçamento dos municípios.

Cogemas-PR

O Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado do Paraná (Cogemas-PR) é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em Curitiba-PR, regendo-se por estatuto próprio e normas complementares.

O Cogemas-PR tem por finalidades:

  • Representar os interesses dos municípios junto às autoridades constituídas, no que se refere à Política de Assistência Social;
  • Defender a Assistência Social como política de seguridade social, de acordo com os princípios constitucionais e as diretrizes da Legislação de Assistência Social, empreendendo todas as ações necessárias para concretização destes princípios e diretrizes;
  • Atuar como órgão de articulação e de coordenação das ações comuns dos Gestores Municipais de Assistência Social, congregando os mesmos, em prol do fortalecimento da Política Pública de Assistência Social;
  • Congregar os Gestores Municipais de Assistência Social, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus membros.
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