- Publicado em 17/10/2017
Na noite de segunda-feira, 16, foi comemorado no Cenforpe de Pinhais, o Dia dos Professores. O evento conduzido pela Secretaria de Educação homenageou os profissionais que fazem parte da vida de todos e que contribuem para o futuro de milhares de pessoas. Em Pinhais, uma formação de alunos e conduzida por cerca de 1.200 profissionais, entre professores e educadores infantis.
Um vice-prefeita, Rosa Maria, falou do orgulho em tant que tão dedicado na rede municipal de ensino. “Não é possível nós construirmos uma cidade, ter desenvolvimento humano, cultural, econômico, social, sem as pessoas. Então no dia sinto um imenso orgulho. Sempre um parente especial para a educação de Pinhais, pelos profissionais da cidade, que são competentes e dedicados às nossas crianças “, relata a vice-prefeita.
Para uma Secretária de Educação, Andrea Franceschini, uma educação de Pinhais tem avançado a cada dia. “Estamos em um momento difícil, mas não deixamos de acreditar que nos melhores melhores. Continuamos avançando em obras, em reformas, em material didático, buscando parceria com Universidades, um olhar de cuidado com o professor, apesar de toda a crise e conflitos. Agradeço o cuidado que você tem como 14 mil crianças que passam diariamente na vida de vocês. É por elas que nos formamos professores, que levantamos da cama cheios de acordo de que teremos um futuro melhor. É por outros e todos os desafios “, salientou Andrea.
Uma comemoração da data foi em grande estilo. Uma programação com uma presença do Quarteto Iguaçu, que abrilhantou a noite, ao som de clássicos do rock e do cinema. Além da apresentação musical, o evento contou também com uma transformação das professoras Rute Nogueira Montibeler e Marcia Aparecida Mathias, proporcionadas pelo salão da Elo e Fran e salão Zelinda. E finalizando a noite, foram entregues às premiação dos projetos “Sou mais Educação”.
Entre como ganhadoras, estava uma pedagoga Eliana Nunes Maciel Bastos, da Escola Municipal Lírio Jacomel, com o projeto Cidadania: ser e estar sendo cidadão. “Este é meu primeiro ano na Educação de Jovens e Adultos – EJA e é um desafio trabalhar com um autoestima para pessoas. Esse prêmio pra mim foi um presente de Deus, um reconhecimento de uma luta diária “, contou Eliana.
Para a professora Silvana de Gerone, da Escola Municipal Antonio Andrade, também ganhadora, na categoria Educação Especial, esse evento em comemoração a esta data tão importante é uma valorização dos profissionais, além de ser um momento de confraternização. Ela, que é professora da rede municipal há 31 anos, se diz realizada no trabalho que faz. “Estou no meu primeiro emprego, passei por diversas escolas, inclusive na época de Piraquara, acompanhei todos os avanços que tivemos na área de educação e me sinto orgulhosa de fazer parte desta história e de ter conseguido acompanhar estas mudanças”, diz a professora. Ela que está prestes a se aposentar, trabalha hoje com uma turma com altas habilidades no Cads Helen Keller. “Eu posso dizer seguramente que em todos estes anos e de todos os setores pelos quais passei, o trabalho que mais me realiza em sala de aula é com os alunos super dotados. É outra realidade, é buscar incessantemente o conhecimento, minha tarefa hoje é de professor pesquisador, o tempo todo. Estou realizada, se tivesse que encerrar hoje minha carreira, estaria muito feliz”, finaliza Silvana.
Além da vice-prefeita Rosa Maria e da Secretária de Educação Andrea Franceschini, ou evento contou com uma presença da professora vereadora Cinéia, ex-prefeito Luizão Goulart e da documentação escolar Silmara Barvic.