Capacitação com profissionais da Atenção Primária à Saúde teve foco na saúde da mulher e contou com pesquisa científica desenvolvida coletivamente
A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou, na última semana, a atualização dos profissionais enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS). A capacitação teve foco nas Instruções de Trabalhos nos cuidados de enfermagem na saúde da mulher e contou com pesquisas científicas realizadas por profissionais da instituição superior de ensino e unidades de saúde de Pinhais.
Realizada nos dias 10 e 17 de novembro, o objetivo da capacitação foi apresentar os resultados das pesquisas científicas realizadas em parceria com a UFPR e a padronização do cuidado de enfermagem prestado à Saúde da Mulher nas Unidades de Saúde da Família do município.
As pesquisas foram desenvolvidas com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR, na modalidade acadêmico e profissional, sob orientação da professora Dra. Marilene Loewen Wall do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem (Nepeche/UFPR).
A professora explica que os produtos (Instruções de Trabalho) foram desenvolvidos coletivamente, por meio de pesquisas científicas realizadas nas Unidades de Saúde de Pinhais, tendo como foco o cuidado de enfermagem prestado, a construção de tecnologias cuidativas e educacionais, bem como o desenvolvimento e a promoção de uma prática profissional competente.
Os temas relacionados aos cuidados de enfermagem à saúde da mulher foram trabalhados pelas enfermeiras e acadêmicas Gisele Basso Zanlorenzi, representando o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR); Alessandra V. de Mello Bueno Machado, enfermeira da Prefeitura Municipal de Curitiba; Carolina Passala, da Universidade Estadual do Centro Oeste (UniCentro); e Deisi C. Forlin Benedet.
Em Pinhais, o Decreto Municipal nº 040/2022 estabelece os procedimentos técnicos privativos dos enfermeiros. A secretária de Saúde, Adriane Carvalho, reforçou a importância das oficinas de capacitação dos profissionais. “Essas atividades qualificam a consulta dos enfermeiros, que contribuem para a promoção da saúde e prevenção de situações evitáveis e diagnóstico, além do tratamento de doenças relacionadas ao público feminino”, afirmou.
No 36º Congresso Estadual de Secretarias de Saúde, Pinhais apresentou um dos temas trabalhado com a parceira ensino e serviço (UFPR e secretária de Saúde de Pinhais), Essa atividade dos dias 10 e 17 foi o fechamento das oficinas de capacitações para os enfermeiros com a temática saúde da mulher, como o objetivo de aperfeiçoar e qualificar os enfermeiros no atendimentos às mulheres que procuram as unidade de saúde.
Experiência exitosa no SUS foi destaque em Mostra Paranaense
Pinhais foi destaque na Mostra Paranaense de Experiências Exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde, intitulada: “Paraná, mostra o SUS que dá certo!”. A experiência exitosa sobre o papel da consulta de enfermagem na contracepção de mulheres usuárias do SUS em Pinhais foi uma das selecionadas.
As ações visam qualificar o cuidado de enfermagem para a prescrição de métodos contraceptivos pelo enfermeiro, ampliando o acesso aos usuários, capacitando profissionais e tornando o planejamento familiar uma atuação multidisciplinar dentro da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Pinhais.
Em 2018, 28 enfermeiros da APS realizaram 32% das prescrições. Em 2021, o número de enfermeiros da APS subiu para 39 e foram responsáveis por 97% das prescrições. Os gestores concluem que a implantação do Decreto Municipal para os enfermeiros e as capacitações em parceria com a UFPR aumentou o acesso das mulheres aos métodos contraceptivos, qualificando a consulta de enfermagem para o manejo do planejamento familiar no território de atendimento.