Secretaria de Saúde de Pinhais promove Campanha de Carnaval

Prefeitura de Pinhais
A Secretaria de Saúde de Pinhais, com objetivo de intensificar a prevenção à AIDS e demais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), lança uma campanha direcionada à população sexualmente ativa para o carnaval 2017. As ações são de fundamental importância para reforçar o uso do preservativo como medida de prevenção em todas as relações sexuais.

As atividades relacionadas à campanha terão início na próxima segunda-feira (20). Na oportunidade, os profissionais da Secretaria de Saúde realizarão mais uma edição do CTA Itinerante, onde serão disponibilizados os exames que detectam HIV, DST e Hepatites B e C. Além disso, os profissionais realizam distribuição de preservativos e orientações acerca das doenças infecciosas e parasitárias.
Também estão previstas, durante a campanha, rodas de conversa, ações educativas e distribuição de material informativo à população. Além disso, serão promovidas abordagens de rua direcionadas aos profissionais do sexo.

Confira o cronograma de atividades:

-20 de fevereiro, das 14h às 19h, CTA Itinerante no Hipermercado Condor, da Avenida Iraí, 421, bairro Vargem Grande.
-21 de fevereiro, às 9h50, Roda de conversa com a equipe do CAPS AD.
-22 de fevereiro, das 17h às 19h, orientação à população no Terminal Metropolitano, na Rua Europa, 543, Centro.
-22 de fevereiro, das 19h às 22h, abordagens de rua direcionadas aos profissionais do sexo.
-23 de fevereiro, das 17h às 19h, ação educativa no Hipermercado Carrefour, na Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, 10154, bairro Maria Antonieta.
-23 de fevereiro, das 17h às 19h, ação educativa no Hipermercado Condor, na Avenida Jacob Macanhan, 1092, bairro Pineville.
-24 de fevereiro, das 9h30 às 11h30, orientação à população no Terminal Metropolitano, na Rua Europa, 543, Centro.

De acordo com o Ministério da Saúde, estar ciente do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Tendo isto em vista, o Ministério da Saúde alerta que, caso o indivíduo tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o exame. A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame, laboratorial ou o teste rápido, busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.

Serviço

Faça o teste nas Unidades de Saúde da Família ou no Centro de Controle de Agravos (CCA), que está localizado na Rua 15 de Novembro, 92, Centro. O atendimento acontece das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone: (41) 3912-5399 ou pelo e-mail cta@pinhais.pr.gov.br
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp