Recentemente o Ministério da Saúde divulgou um manual com orientações para a confecção da máscara caseira
A Secretaria de Saúde de Pinhais ressalta a importância da utilização de máscaras como mais uma ação de proteção ao novo Coronavírus. Recentemente o Ministério da Saúde (MS) divulgou um manual com orientações para a confecção da máscara caseira.
Segundo o MS, pesquisas apontam que a utilização do objeto impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física. Diante disso, sugere-se que a população possa produzir as suas próprias máscaras.
De acordo com o manual, para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir as seguintes especificações:
Ter pelo menos duas camadas de pano
Ser individual
Ser feita com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos
Deve ser bem higienizada (o Ministério indica água e sabão ou água sanitária na lavagem após o uso)
Ser feita nas medidas corretas: cobrindo totalmente a boca e nariz e ser bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
Importante lembrar que, o uso das máscaras caseiras é uma intervenção a ser utilizada juntamente com as demais medidas amplamente recomendadas como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e higienização das mãos. Essas ações quando adotadas em conjunto tornam mais potentes os efeitos da proteção contra a doença.