Semana da Mulher: Núcleo da Paz de Pinhais ressalta importância de combater a violência

Setor atua na realização de campanhas de prevenção às diferentes formas de violências, reúne representantes de diversas entidades e setores municipais

 

No Dia Internacional da Mulher, o Núcleo Municipal Intersetorial de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura da Paz de Pinhais enaltece a importância da data, especialmente para destacar as reivindicações sobre igualdade e respeito ao gênero. O setor atua no município na realização de campanhas de prevenção às diferentes formas de violências e reúne representantes de diversas entidades e setores municipais. 

O Núcleo da Paz reúne-se uma vez ao mês para planejamento e execução de campanhas educativas, ações de conscientização em espaços públicos e também com alunos da rede de ensino de Pinhais, além de eventos direcionados aos públicos-alvos, como o Encontro Intersetorial de Sensibilização à Violência Sexual contra a Criança e Adolescente. 

A enfermeira Katia Gaberz Kirschnik, coordenadora da Unidade de Saúde da Mulher e da Criança e membro do Núcleo da Paz, destaca que a origem da data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, não está relacionada apenas a um evento, mas a um conjunto deles que levaram a ONU a oficializar a data na década de 70. “O mais conhecido deles é  um incêndio, em Nova York, nos EUA, quando em março de 1911, o fogo atingiu uma empresa chamada Triangle Shirtwaist Company, onde 146 trabalhadores, sendo a grande maioria mulheres, morreram queimados”, relembra.

Há registros também de que, naquela época, as condições de trabalho eram insalubres, a jornada de trabalho extensa, acima de 12 horas diárias, 7 dias por semana. Após este acontecimento, houve manifestações de mulheres em diversas partes do mundo, reivindicando melhoria nas condições de trabalho, igualdade de direitos, a citar o voto. “Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20. Mesmo tendo conquistado muito espaço, ainda temos muito a avançar. O Dia Internacional da Mulher é um dia a ser comemorado sim, e mais ainda para destacar as reivindicações sobre igualdade e respeito ao gênero. Mas que não seja somente neste dia, quando somos lembradas e presenteadas com flores, bombons e afins, pois nosso maior presente é o respeito diário”, finaliza Katia. 

Números da violência contra a mulher

Dados da Organização Mundial da Saúde são alarmantes, uma em cada três mulheres em todo o mundo foram submetidas à violência física ou sexual ao longo da vida. A pesquisa divulgada em 2021 também mostra que essa violência começa cedo: uma em cada quatro mulheres têm entre 15 e 24 anos. 

O Brasil está entre os 10 países com maior número de homicídios femininos. Esse dado é ainda mais preocupante quando se verifica que, em mais de 90% dos casos, o homicídio contra as mulheres é cometido por homens com quem a vítima possuía uma relação afetiva, com frequência na própria residência. 

O Núcleo Municipal Intersetorial de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura da Paz de Pinhais é formado por representantes de diversos setores: Conselho Municipal de Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa,  Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal da Educação,  vários setores da Secretaria de Saúde,  Secretaria de Governo, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Núcleo Regional de Educação do Estado- Área Metropolitana Norte, Conselho Tutelar de Pinhais.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp