Intervenções na unidade de saúde vão acrescentar mais de 130 m² de área
A Prefeitura de Pinhais, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), está realizando obras na UPA de Pinhais, com o objetivo de ampliar a unidade de saúde. Entre as alterações, destaque para uma nova entrada para as ambulâncias e a instalação de nove módulos habitáveis, que formarão uma grande sala.
A primeira etapa, em andamento, contempla marcações topográficas, escavação e será feita uma proteção para maior segurança na circulação de pedestres. Ao final da segunda fase, serão viabilizados e separados os acessos para ambulâncias e pedestres. Nessas etapas também será feito o nivelamento do solo, acesso à água, esgoto e energia elétrica, para que uma empresa terceirizada faça a instalação dos módulos.
Concluídas todas as etapas, a UPA Pinhais passará a contar com um conjunto de módulos habitáveis, que somados, irão acrescentar 131,76 m² de área para atendimento. O ambiente será climatizado, confortável, com acesso à wi-fi, área externa coberta, totens para recarregar celulares, entre outros espaços.
Os nove módulos serão utilizados para sala de espera (para primeiro atendimento), e triagem. Com a instalação dos módulos, será possível ampliar a sala de espera para a consulta médica (pós-triagem) e ampliar também as salas de triagem e os consultórios para atendimento. De acordo com a equipe técnica da Semop, os módulos habitáveis têm como vantagens a versatilidade e menor custo, além de agilizar a conclusão das obras de ampliação.