Os temas abordados foram planejamento familiar, sexualidade e prevenção ao suicídio, para adolescentes de 14 a 17 anos
A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Tarumã realizou uma palestra sobre planejamento familiar, sexualidade e prevenção ao suicídio para adolescentes da Fundação Weiss Scarpa, na última quarta-feira (10). A ação faz parte da agenda de atividades de prevenção em saúde, realizada pelas unidades do município.
Segundo a coordenadora USF Tarumã, Susanmeire Ito Alves dos Santos, esta foi uma oportunidade de retornar com as atividades de prevenção, suspensas por conta da pandemia. “Aproveitamos este momento de retomada gradativa de algumas atividades para fazer essa conversa com os adolescentes. Os objetivos foram difundir os métodos de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e da gravidez indesejada, e também relembrar a importância da manutenção da saúde mental, com identificação e tratamento precoce de possíveis agravos”, completa.
Da unidade foram palestrantes a técnica de enfermagem Idnea Rosa da Silva Gonçalves e o assistente administrativo Cleiton Afonso Marcondes, o qual está cursando Psicologia, além do apoio da agente comunitária de saúde Rosane Mello de Souza e da estagiária de enfermagem da FAPAR, Rosicleia de Almeida.
“Como a campanha Setembro Amarelo foi trabalhada na instituição, o Cleiton montou um quiz a respeito da prevenção ao suicídio, foi bem interativo e foram premiados os melhores colocados. Sobre os temas de sexualidade e planejamento familiar foi realizada uma palestra com a demonstração do uso dos métodos contraceptivos, com espaço aberto para as muitas dúvidas dos adolescentes.”, explica Susanmeire.