Cerimônia realizada nesta terça (4) prestou homenagem permanente a importante morador da região, falecido em 2021
Na tarde desta terça-feira, 4 de novembro, foi nomeada a Praça Linear Diego Éder Iankoski, no Jardim Cláudia. Nascido em 10 de janeiro de 1992, Diego mudou-se para Pinhais em 1994, onde viveu na mesma residência até sua precoce partida, em 2021. Foi um dos pioneiros do município na implantação de planos de internet acessíveis e sem burocracia, contribuindo para tornar a conectividade e a comunicação mais próximas da comunidade.
Descrito por seus familiares e amigos como uma pessoa bondosa, amorosa e paciente, foi um cidadão atuante, sempre disposto a contribuir e fazer a diferença em Pinhais. Deixou dois filhos e uma esposa, e, como legado, seu marco no município. A instalação da placa, na área de lazer do bairro onde viveu a maior parte de sua vida, tem como fundamento a lei municipal 2428/2021.
A cerimônia de denominação do local público contou com a presença da família do homenageado, autoridades municipais e pessoas da comunidade. A praça, situada na Rua Crescêncio Batista, entre as ruas Justiliano Mendes da Silva e Afonso Muhlman, conta com canchas esportivas, bancos e mesas em concreto, academia ao ar livre, parquinho, pista de caminhada e paisagismo, além de iluminação pública em LED – como em todo o município.
A prefeita Rosa Maria agradeceu a parceria de todas as pessoas envolvidas para a homenagem na região. “É um bairro importante. Um local que recebe o nome de um rapaz que teve uma presença importante na comunidade, que foi um grande trabalhador, pai de família e, pelo que eu conheci da sua história, um visionário. Num período onde tecnologia era algo tão raro, ele conseguia fazer com que chegasse a muitas pessoas”, declarou. “Hoje, se eterniza o seu nome nesta placa, em um espaço tão bem protegido e cuidado por esta população”, finalizou.
Também estiveram presentes no ato a secretária municipal de Governo e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; o presidente da Câmara Municipal, vereador Anderson Pioco, as vereadoras Jane Carteira e Professora Haline Siroti, e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza e Sargento Almeida.