Estiveram presentes a prefeita Rosa Maria, o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto e as deputadas estaduais Marli Paulino e Márcia Huçulak, além de Secretários Municipais
O Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco, construído pela Prefeitura de Pinhais em um modelo de parceria público-privada, recebeu na manhã desta terça-feira (2) uma visita técnica que contou com a presença da prefeita Rosa Maria, do secretário Estadual de Saúde, Beto Preto e das deputadas estaduais Marli Paulino e Márcia Huçulak, além dos Secretários Municipais de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, de Governo e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes e de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Xavier Pedroza. O hospital, que já iniciou suas operações com foco em urgências obstétricas e nascimentos, tem sua inauguração oficial agendada para o dia 8 de dezembro, com a presença confirmada do governador Ratinho Jr.

A comitiva percorreu as instalações do hospital, que foi elogiado por sua estrutura moderna e qualidade. A prefeita Rosa Maria compartilhou a alegria dos primeiros momentos de funcionamento. “Ontem já iniciamos aqui todo o processo de operacionalização e já nasceram quatro bebês. Uma grande emoção e posso dizer, secretário e deputadas, é um novo tempo, um marco histórico da saúde em nossa cidade,” disse a prefeita.
Na oportunidade, o Secretário Beto Preto ressaltou a importância da obra.“Estamos aqui em Pinhais neste momento visitando o novo Hospital Papa Francisco construído pela prefeitura por meio de uma parceria público-privada. É um hospital moderno, planejado para acolher nossas gestantes, bebês e pacientes adultos com qualidade e segurança. A entrega desta unidade faz parte de um esforço contínuo do Governo do Estado para descentralizar o atendimento e fortalecer a rede pública de saúde em todas as regiões do Paraná”, declarou.

As deputadas presentes também destacaram o impacto do hospital. Marli Paulino pontuou que a unidade não atenderá apenas a população de Pinhais. “Hoje o hospital está aqui maravilhoso, atendendo a nossa população. Além dos moradores do município, vai atender também a região metropolitana, principalmente Piraquara. Então, desejo que a população aproveite o hospital que está aqui para receber a todos”, destacou.
Márcia Huçulak agradeceu o apoio do Governo do Estado na iniciativa, que começou na gestão da então prefeita Marli Paulino e foi concluída pela prefeita Rosa Maria. “Está lindo o hospital com toda a infraestrutura, toda a qualidade que a população merece. Quero agradecer ao nosso secretário Beto Preto pelo apoio agora na manutenção do contrato de manutenção dessa estrutura. Viva a saúde e parabéns,” concluiu a deputada.
Parte da comitiva também teve a chance de conhecer o primeiro bebê nascido no Hospital e Maternidade Papa Francisco. O casal Dayane Mara Campos e Isaac Sinomar permanece no hospital com Ravi Lucca, que nasceu às 11h12 de segunda-feira (1.º). “Foi maravilhoso, um sonho realizado. Ravi foi muito esperado por nós, porque dois anos atrás eu tive uma perda. Foi muito difícil para nós passar por isso. Mas aí Ravi veio agora para nos alegrar. Estamos muito felizes”, disse Dayane. O casal já tem os filhos Arthur Wessley, 14 anos, e João Lucas, 9 anos.