Com a proximidade das férias e aumento do fluxo de viagens, número de gatos e cachorros rejeitados aumenta. Abandonar é crime, previsto na legislação municipal federal
A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), reforça o compromisso com o bem-estar animal participando da Campanha Dezembro Verde. Este é o mês de conscientização contra o abandono de animais: com a proximidade das férias e aumento do fluxo de viagens, o número de gatos e cachorros rejeitados aumenta. Entretanto, abandonar é crime, previsto na Lei Municipal n.° 2154/2019 e na Lei Federal nº 9.605/1998.
O Dezembro Verde é uma campanha nacional para combater uma das formas mais cruéis de violência contra a vida. “Todos os anos, milhares de cães e gatos são deixados nas ruas, muitas vezes idosos, doentes, feridos ou simplesmente descartados quando já não são “convenientes”. O abandono gera sofrimento, aumenta o número de animais errantes e impacta diretamente a saúde pública e o meio ambiente”, diz a médica-veterinária da Semma Michele Medeiros.
Segundo Michele, a conscientização passa por alguns entendimentos: é preciso adotar com responsabilidade – lembrando que animais vivem, em média, de 12 a 15 anos; a castração evita ninhadas indesejadas e reduz o abandono; maus-tratos e abandono devem ser denunciados; animais são seres sencientes, sentem dor, medo e afeto.
Ações em Pinhais
A Prefeitura de Pinhais mantém um programa contínuo de castração gratuita, campanhas educativas, atendimento a denúncias, além de parcerias com protetores e instituições. “Durante todo o mês, reforçamos ações de conscientização, educação e alerta sobre a responsabilidade compartilhada com a fauna urbana. Reforçamos o pedido: diga não ao abandono, diga sim ao respeito, à empatia e ao cuidado com a vida animal”, completa.
Serviço
Conheça os serviços do Departamento de Bem-Estar Animal da Semma no site