Guarda Municipal de Pinhais atendeu quase 15 mil ocorrências pelo 153 em 2025

Disque 153 e app 153 Cidadão são canais diretos para atendimento da população, 24 horas por dia, sete dias por semana

De 1º de janeiro a 1º de outubro de 2025, as equipes da Guarda Municipal de Pinhais realizaram 14.869 atendimentos pelo Disque 153 e aplicativo 153 Cidadão. Em setembro, uma mãe conseguiu salvar um bebê de apenas 10 dias de vida de um engasgo, por meio de orientações repassadas por um agente na Central, via 153.

O telefone 153 é o canal direto de atendimento à população pela Guarda Municipal de Pinhais, funcionando 24 horas por dia, sete dias na semana. O serviço tem como objetivo garantir mais agilidade e segurança no atendimento às ocorrências no município.

Por meio do 153, os cidadãos podem comunicar situações de crime, denúncias, perturbação do sossego, ocorrências de trânsito, apoio à população e demais demandas dentro da competência da Guarda Municipal.

O atendimento é realizado pela Central de Monitoramento e Operações, que recebe as ligações, registra as informações e aciona imediatamente a viatura mais próxima para o local. Quando a ocorrência não é de atribuição direta da Guarda, a central orienta o munícipe a acionar o órgão responsável, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar ou o SAMU.

Serviço

A Guarda Municipal de Pinhais reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção dos cidadãos, colocando-se à disposição da comunidade por meio dos canais: 153 ou (41) 3912-5153.

Você também pode utilizar o aplicativo 153 Cidadão, disponível nas lojas Android e iOS ou o e-mail guardamunicipal@pinhais.pr.gov.br.

Além disso, a GMP também atende ligações pelo contato (41) 99167-9095, incluindo demandas da Defesa Civil. Outra forma de acionamento dos agentes municipais são os Módulos Eletrônicos de Monitoramento, os chamados totens, espalhados por todas as regiões da cidade.

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp