Local de lazer e aprendizado para as famílias homenageia professor que dedicou sua vida à educação no município
Foi inaugurado nesta quinta-feira (11) o Espaço Recreativo Professor Luiz Aníbal Calderari Júnior. O novo ambiente integra a Praça da Bíblia, na Rua 19 de Novembro, no Centro, acrescentando ao local um banco com adornos e placa de madeira confeccionados artesanalmente pelos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Denominado pela Lei Municipal n.º 3.166/2025, o espaço de lazer e aprendizado para as famílias homenageia o professor que dedicou sua vida à educação de Pinhais.
A cerimônia de abertura do novo espaço contou com a presença de autoridades do município, além de alunos e servidores do Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato – instituição onde o professor Aníbal, como era popularmente conhecido, lecionou durante décadas até se aposentar, aos 70 anos de idade. Faleceu em 2018, aos 74, deixando sete filhos e a viúva Sônia Ferreira de Assis. “Não é possível falar de educação, não é possível falar da história do colégio Arnaldo Busato sem falar de Luiz Aníbal Calderari Júnior, como gostava de ser chamado”, disse a prefeita Rosa Maria.
“Como colega, eu de Língua Portuguesa e ele de Matemática, ele nos ensinou com um olhar cuidadoso, disciplinado. Ele sempre dizia que a aula dele era quase uma oração, a sala de aula era um templo. Era uma organização impecável. Inspirou muitas pessoas. Como professor da formação de docentes, ensinou muitas professoras a se tornarem mais firmes, mais corajosas e a trabalharem com muita eficiência em sala de aula. Então, não era possível não darmos um espaço destinado a este homem, a este profissional que fez a diferença na vida de tantos jovens nesta cidade. Porque as pessoas quando fazem a diferença na vida de outras pessoas, elas se tornam eternas”, finalizou a prefeita.
A secretária de Governo e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes, também foi aluna do professor Aníbal. “Eu fiz magistério no Colégio Arnaldo Busato, e nos quatro anos em que fiquei com o professor, me encantei com a matemática. Hoje posso dizer com muita tranquilidade o quanto o professor Aníbal fez a diferença na minha vida. Quando eu escolhi minha formação, sou pedagoga, tive certeza absoluta, pelo amor que eu tinha pelo colégio, pelos professores, por ele. Trabalhou até seus 70 anos e dizia: ‘o dia em que eu parar de trabalhar não serei mais eu’. Mal se aposentou, infelizmente nos deixou, mas deixou um baita legado. Sou muito grata, se hoje gosto de matemática, tenho certeza de que tenho não só a influência do professor, mas da alma do professor Aníbal”, declarou.
Para a viúva Sônia, mãe de Eloyn e Luiz, Aníbal “foi uma pessoa diferente, incrível, extremamente organizada”, lembra. “O tempo em que trabalhou foi um período em que a escola vivenciou muita organização, muita disciplina. Então ele foi muito marcante para a comunidade. Seu diferencial era a disciplina, uma pessoa realmente incrível, tanto como marido, como pai, a organização dele era em todos os aspectos. A disciplina para ele era fundamental, então ele levou isso para a sala de aula, com muita, muita honra mesmo”, completou.
A vereador Professora Haline Siroti disse ser um prazer participar do momento solene. “Eu me encanto com lugares onde as pessoas podem ter momentos de lazer, momentos com a família, aproveitar um espaço de qualidade dentro da nossa cidade. Parabenizo por esse olhar sensível, em fazer um local tão aconchegante, de aprendizado. Hoje, como vereadora, mas professora que sou, não tem nada melhor do que vermos o desenvolvimento da nossa cidade. Então, agradeço imensamente a prefeitura e toda a equipe do Meio Ambiente que dá um toque todo especial em todos os locais da nossa cidade.”
Cineia Assis, ex-vereadora e ex-diretora do Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato, também comentou sobre o quanto o professor é inesquecível: “Se vocês têm irmãos mais velhos, mãe, pai, alguém que estudou no Arnaldo Busato, vai lembrar dele com certeza. Nós na direção tínhamos um ‘probleminha’ com o Aníbal. No primeiro ano ‘chovia’ mãe e pai reclamando do professor, porque a filha e o filho não podiam se mexer, eu só dizia o seguinte para mãe e para o pai: espera, calma. No ano seguinte, todo mundo queria o Aníbal. Sabe por que? Porque a aula dele realmente era um templo. Todos aprendiam. Então, em todas as formaturas o Aníbal estava lá. Ele era maravilhoso, uma pessoa do bem, inesquecível. Para sempre Aníbal!”
Presenças
Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes no evento o vice-prefeito Marcinho, a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Ricardo Augusto Pinheiro; representando a Câmara Municipal, a vereadora Professora Haline Siroti, e os vereadores Amarildo Amaral, Fabrício Sousa, Leandro do Zezinho e Sargento Almeida; a diretora Bernadete Rodrigues e a pedagoga Juraci, do Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato; servidoras e servidores da Semma e de outras secretarias municipais.