Quarta turma do programa Jovem Aprendiz inicia atividades

Solenidade de acolhimento foi realizada no Centro da Juventude de Pinhais

A quarta turma do Programa Municipal de Aprendizagem, o Jovem Aprendiz, iniciou as atividades na última sexta-feira (12), com uma solenidade de acolhimento para os 40 jovens selecionados para o programa. Eles receberão capacitação e oportunidade de trabalho orientado até agosto de 2027, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos. 

Os jovens foram encaminhados pelas equipes que atuam na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Durante o primeiro mês de contrato, até o dia 17 de outubro, os jovens realizarão um curso na instituição parceira Fundação Weiss Scarpa. Após esse intensivo preparatório, serão direcionados para atuar em várias secretarias da Prefeitura de Pinhais.

A prefeita Rosa Maria, presente na solenidade, fez um relato sobre o histórico do programa em Pinhais. Ela relembrou sua participação no pré-projeto, quando foi Secretária Municipal de Administração, em 2015, e depois como vereadora, em 2016, quando fez a indicação ao Poder Executivo para propor projeto de lei para a implantação do Programa Municipal de Aprendizagem, criado pela Lei n.º 1779/16.

“Considero este processo uma das melhores políticas públicas da nossa cidade. Quando afirmamos que desejamos reduzir as desigualdades sociais por meio de um plano de governo, é com projetos como este, articulado pela Assistência Social e conduzido com excelência pela equipe que efetivamente observamos o desenvolvimento das pessoas”, afirmou. 

O jovem Lucas Diroz Pereira, que está na nova turma de Jovem Aprendiz, representou os colegas no momento de assinatura simbólica de seu contrato. Outros dois jovens que eram da turma anterior, Henrique Rodrigues Machado e Silvio Moreira dos Santos Junior, compartilharam a experiência que tiveram ao longo do programa.

A seleção para o Jovem Aprendiz foi aberta em julho. Segundo a responsável técnica pelo programa de aprendizagem, Tânia Valci Ferreira, um dos critérios de seleção foi a participação no curso Formação para o Mundo do Trabalho. “Estou muito animada. A geração ‘Z’ nos traz bastante desafios, o que nos motiva a aprender mais para melhor atendê-los. A Fundação Weiss Scarpa conta com equipe de psicóloga, assistente social e pedagoga para atendê-los, e nossa equipe do Núcleo de Aprendizagem se desdobrará para apoiarmos estes jovens”, afirmou.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Marcinho; a secretária de Assistência Social, Andrea Franceschini, a secretária de Governo e secretária interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; a vereadora Professora Haline Siroti, o vereador Sargento Almeida; o representante da Fundação Weiss Scarpa, Padre Antônio Carlos Zago e a diretora do Departamento de Gestão de Pessoal, Anelise Staben. 

Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
WhatsApp