Ação contou com a participação das integrantes da Rede Municipal de Apoio ao Aleitamento Materno de Pinhais
Entre os dias 1º a 7 de agosto se comemora a Semana Mundial do Aleitamento Materno e, neste mês, é celebrado o “Agosto Dourado”, dedicado ao incentivo à amamentação. Em 2022, o tema da ação é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.
Em Pinhais, a Rede Municipal de Apoio ao Aleitamento Materno (REMAAM), conta com apoiadoras multiprofissionais das Unidades de Saúde, Unidade de Saúde da Mulher e também no Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Elas são nutricionistas, agentes comunitárias, integrantes das equipe de enfermagem e odontologia, que orientam com muito carinho as gestantes e nutrizes nesse momento único e que às vezes apresenta algumas dificuldades.
Na última terça-feira, dia 2 de agosto, as apoiadoras reuniram-se para dialogar sobre o tema com a palestrante e enfermeira Ana Lúcia, do Banco de Leite Humano do Hospital Evangélico Mackenzie, para o qual o município encaminha as doações de leite humano todas as semanas.
Doação de leite materno
Toda mulher que está amamentando pode doar leite, desde que esteja saudável, não use medicamentos que impeçam a doação e esteja disposta a fazer a retirada de forma correta. Não importa a quantidade, ela apenas precisa seguir as orientações e cuidados ao retirar e armazenar o leite. Pinhais possui um entreposto de coleta de leite humano, um serviço de responsabilidade da Unidade da Saúde da Mulher e da Criança.
Se você mora em Pinhais e quer se tornar doadora, entre em contato com a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua casa ou diretamente com a Unidade da Saúde da Mulher e da Criança, que fica na Rua Rio Solimões, 710, bairro Weissópolis. O local atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (41) 99228-9554.